Programa de Pós-Doutorado da UFU no âmbito do PPGEELT (PPD-UFU-PPGEELT)

por Luiz Carlos Gomes de Freitas
Publicado: 08/12/2023 - 12:27
Última modificação: 11/12/2023 - 16:01
Público-alvo:
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo / Comunidade externa
Assunto:
Pesquisa / Projetos / Serviços
Definições:

SOBRE O PPD-UFU-PPGEELT

O Programa de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Uberlândia (PPD-UFU) é um Programa institucional de fortalecimento de pesquisas e grupos de pesquisa, realizado com a permanência local de um pesquisador sob a forma de estágio pós-doutoral.

A RESOLUÇÃO Nº 18/2015, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, dispõe sobre norma reguladora do Programa de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Uberlândia.

Em consonância com o PIDE-UFU 2022-2027 e o Plano Estratégico PPGEELT 2022-2027, são objetivos do PPD-UFU-PPGEELT, mas não se limitam a:

Melhorar o nível de excelência científica da UFU e do PPGEELT por meio de:

1. Publicação de artigos em periódico classificados com Estrato A no Qualis Periódicos CAPES 2017-2020 e JCR maior ou igual a 3,0 (indexado na base Web of Science), aderentes à Área de Avaliação Engenharias IV.
  2. Depósito de pedido de registro de programa de computador junto ao INPI;
  3. Depósito de pedido de registro de patente junto ao INPI.

Contribuir para a formação de recursos humanos no âmbito do PPGEELT por meio de:

1. Proposição e oferta de minicursos no tema da pesquisa proposta;
  2. Coorientação de alunos de pós-graduação;
  3. Participação em bancas examinadoras;
  4. Colaboração em disciplinas ministradas pelo supervisor no programa.

Aumentar a inserção do PPGEELT e divulgação das linhas e grupos de pesquisa do programa em níveis nacional e internacional por meio de:

1. Participação em seminários e/ou workshops promovidos pelo grupo de pesquisa e/ou pelo programa no âmbito da UFU;
  2. Elaboração de PITCHs (vídeos de curta duração) para divulgação dos resultados obtidos em mídias sociais e/ou canais do PPGEELT e do grupo de pesquisa na plataforma Youtube;
  3. Publicação e/ou apresentação de artigos científicos eventos organizados por sociedades técnico-científicas atuantes na Área de Engenharias IV.