Processos Seletivos

Orientações gerais sobre processos seletivos

por Portal PPG
Publicado: 30/01/2017 - 15:45
Última modificação: 24/11/2023 - 10:10
Público-alvo:
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo / Comunidade externa
Assunto:
Documentos / Doutorado / Mestrado / Processos seletivos / Serviços
Definições:

O processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEELT) para os cursos de Mestrado e Doutorado ocorre duas vezes ao ano, sendo regidos por editais específicos e normas pertinentes. A abertura das inscrições para ingresso no programa têm início geralmente nos meses de fevereiro e julho de cada ano, quando os editais são lançados.

Os(as) candidatos(as) interessados(as) devem ser portadores de diploma superior e devem estar atentos ao cronograma estabelecido em cada edital. O processo de inscrição é todo digital e deve ser feito por meio do e-mail copel@ufu.br.

Todas as informações sobre abertura das inscrições e do processo de seleção serão divulgadas por meio do portal do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (www.ppgeelt.feelt.ufu.br) na aba de Processos Seletivos.

Requisitos:

As vagas destinam-se a egressos(as) de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As vagas disponíveis são para a área de concentração e/ou subáreas e Linhas de Pesquisa do PPGEELT.

Poderão se inscrever egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo MEC de outras áreas, tendo em vista a questão interdisciplinar, desde que seja da mesma grande área da CAPES. Neste caso o(a) candidato(a) deverá anexar justificativa da solicitação de inscrição que será analisada pela comissão examinadora, podendo ainda solicitar documentação comprobatória para subsidiar a justificativa apresentada pelo candidato.

Não serão admitidas inscrições de egressos(as) de curso de curta duração, sequencial e assemelhados e somente serão admitidos tecnólogos(as) graduados(as) em nível superior.

Os(as) candidatos(as) aprovados(as) e matriculados(as) como alunos(as) regulares deverão apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira até o 18º mês para mestrado ou até o 36º mês para o doutorado, após a matrícula ou até o pedido de exame de qualificação, o que ocorrer primeiro.

• Para o mestrado será exigido um certificado de proficiência em uma língua estrangeira (inglês) e, para o doutorado, serão exigidos dois certificados de proficiência em duas línguas estrangeiras (inglês e outra de livre escolha).
  • Para candidatos(as) estrangeiros(as) não lusófonos(as) será exigido também o certificado de proficiência em língua portuguesa.
  • O certificado de proficiência em língua portuguesa será o CELPE - Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) (https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educac...), com avalição mínima: intermediária, ou, PROFLIN - Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, Redação e Língua Portuguesa para Estrangeiro.

Serão aceitos exames oficiais, considerando-se as validades neles declaradas, emitido pelo(a): TOEFL (Test of English as a Foreign Language); IELTS (International English Language Testing System); PROFLIN (Exame de Proficiência em Língua Inglesa), emitido pelo Instituto de Letras e Linguísca (ILEEL/UFU), no bloco temático TECNOLÓGICAS; Certificado CELPE-Bras (http://www.mec.gov.br/sesu/celp.shtm).

• Para os exames supracitados, os níveis mínimos de proficiência exigidos serão: 60% do total de pontos para o PROFLIN, CELPE-Bras e o TOEFL, e nota 5,0 para o IELTS.
  • Casos omissos serão analisados pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica.

O atendimento aos(às) interessados(as) se dará em dias úteis das 8h às 17h no seguinte endereço:
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEELT), Campus Santa Mônica – Bloco 3N – Sala 3N114
Av. João Naves de Ávila 2121, CEP 38408-144 Uberlândia, MG, Brasil.

Eventuais dúvidas também poderão ser encaminhadas à secretaria do programa por meio do endereço eletrônico copel@ufu.br.

Setor Responsável: