Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica

Última modificação: 10/04/2024 - 15:32
video institucional
Histórico:

Em 1983, liderados pelo Prof. José Carlos de Oliveira, tivemos a formação do Núcleo de Qualidade da Energia Elétrica (NQEE), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Neste ano, diante dos desafios próprios à proposição e realização do primeiro curso de especialização em engenharia elétrica da região, voltado para o atendimento às demandas locais, a Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU deu seus primeiros passos na direção de oferecer à sociedade uma resposta consonante com sua competência humana e física. O sucesso obtido foi motivador, e ações mais ousadas foram então estabelecidas pelo corpo docente à época. Certos de que o curso de graduação em engenharia elétrica se mostrava consolidado, em 1984 foram iniciadas as atividades para o planejamento e implantação de um programa de mestrado. Em 1985, o recém-criado Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia Elétrica (PPGEELT) da UFU ofereceu o primeiro curso de mestrado da UFU e, em 1994, foi ofertado o primeiro curso de Doutorado, também o primeiro da UFU. Em 1998, a primeira tese de doutorado em Engenharia Elétrica de Minas Gerais foi defendida neste Programa, de autoria do Prof. Adriano Alves Pereira, sob a orientação dos professores João Batista Vieira Junior e Luiz Carlos de Freitas, cofundadores (em 1991) do Núcleo de Pesquisa em Eletrônica de Potência (NUPEP).

A evolução do programa e de seu Corpo Docente é assegurada combinando o conhecimento dos mais experientes e a ambição e o entusiasmo dos mais jovens que se juntaram à equipe ao longo dos anos. Dessa forma, a força-tarefa do programa é bastante diversificada com ampla gama de conhecimento nas áreas de engenharia elétrica, engenharia de controle e automação, engenharia de telecomunicações, engenharia de computação e engenharia biomédica.

Objetivo:

Contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico e social do país por meio da execução de projetos de pesquisa de alto nível em parceria com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, empresas que atuam no setor elétrico nacional e na indústria de óleo, gás natural e energia.

Missão:

Formação avançada de profissionais de nível superior para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e/ou de base e a qualificação de professores para o exercício da docência de nível superior nas áreas de engenharia.

Infraestrutura:

Todos os grupos de pesquisas e os pesquisadores que compõem a força tarefa do projeto em pauta têm à disposição equipamentos de ponta necessários para o desenvolvimento de estudos teóricos e práticos, e que possibilitam a construção de protótipos e realização de ensaios de desempenho, eficiência e conformidade.

Para saber mais sobre os laboratórios destinados aos grupos de pesquisa do programa, acesse: http://www.ppgeelt.feelt.ufu.br/laboratorios-de-pesquisa

O Programa conta com instalações físicas próprias para administração (secretaria e coordenação) bem como duas salas (anfiteatros com lousa digital interativa e data show) com capacidade para 30 alunos cada. Um terceiro anfiteatro, equipado com data show, computador e um sistema de videoconferência e capacidade para 97 pessoas, é usado exclusivamente para palestras, eventos e defesas de trabalhos de conclusão de curso. Nas salas de aulas do Programa são oferecidas as disciplinas dos cursos de pós-graduação. Tanto as instalações da administração do Programa como as instalações para atividades acadêmicas são completamente informatizadas com acesso direto à Internet, inclusive wireless.

Horário de atendimento:
Mediante agendamento prévio