Controle Cooperativo de Enxame de Veículos Aéreos não Tripulados Especializados no Monitoramento e Detecção de Falhas na Indústria 4.0.

por Andressa de Moura Periolo
Publicado: 27/10/2023 - 10:15
Última modificação: 05/03/2024 - 10:34
Controle Cooperativo de Enxame de Veículos Aéreos não Tripulados Especializados no Monitoramento e Detecção de Falhas na Indústria 4.0

O principal preceito da Indústria 4.0 é a inserção de novas tecnologias na indústria, focando principalmente na interconectividade entre máquinas, na otimização de processos e personalização de produtos. No entanto, quanto maior o número de equipamentos operando de forma autônoma, maior é a frequência de ocorrências de falhas. Estratégias como o uso de redes de sensores, controle de qualidade e normas rígidas de segurança, são normalmente adotadas pela indústria. Contudo, há situações que escapam ao planejamento original e necessitam de uma rápida intervenção, o que muitas vezes acaba ocorrendo de forma manual. Valendo-se dos conceitos da indústria 4.0, é proposta uma solução de monitoramento para ambientes industriais utilizando um sistema de sensoriamento cooperativo baseado em enxame de veículos aéreos não tripulados. Esta solução apresenta como diferencial a total integração ao sistema de gerenciamento e controle da planta industrial. Os drones podem ser acionados por rotinas de prevenção de riscos, detecção de perturbações na produção, ou em caso de emergências que necessitem localizar de forma rápida e segura a falha. Eles serão utilizados em situações anômalas e transitórias, na qual poderia ser necessária uma readequação total da rede de sensores ou arcar com tempo de máquinas paradas. A escolha por VANTs foi motivada pelo sucesso alcançado no campo da Agricultura 4.0, mas que ainda enfrenta resistência para aplicações indoor na indústria. Para esta aplicação mini drones são ideais por serem leves, de baixo custo e pela possibilidade de poderem trabalhar de forma distribuída e cooperativa, diminuindo o tempo de inspeção e localização da falha. Drones com captura de imagens de alta resolução serão utilizados para o mapeamento, localização e planejamento de trajetórias no ambiente dinâmico industrial. Serão ainda o foco deste trabalho o controle cooperativo, a comunicação entre agentes, a capacitação e treinamento da equipe e a integração com a indústria.

Responsável: