Análise matemática, computacional e laboratorial de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede elétrica.

por Andressa de Moura Periolo
Publicado: 25/10/2023 - 14:44
Última modificação: 12/12/2023 - 11:50
Análise matemática, computacional e laboratorial de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede elétrica.

O aumento da demanda de energia, a possibilidade de redução do suprimento de combustíveis convencionais e a crescente preocupação com a preservação do meio ambiente têm levado a várias pesquisas e desenvolvimento de fontes alternativas de energia que sejam limpas, renováveis e produzam menor impacto ambiental. Dentre as diversas fontes alternativas de energia, a fotovoltaica tem sido considerada uma excelente opção já que é livre, abundante, limpa e distribuída por toda superfície da Terra. Toda a energia utilizável no planeta tem ou já teve sua origem no espaço, mais precisamente no Sol, desta forma é possível garantir que todas as formas de energia disponíveis na Terra são de origem solar, exceto a energia oriunda por meio de processos que envolvam a alteração de núcleos atômicos, ou seja, a energia de origem nuclear. Embora ocorra o fenômeno de absorção e reflexão da luz solar pela atmosfera, a energia solar incidente na superfície da Terra é estimada em cerca de dez mil vezes a energia total consumida no mundo. Neste contexto, o conceito de geração distribuída torna-se uma possibilidade técnica real promovendo várias investigações técnicas ao redor do mundo. Mesmo com todas as vantagens apresentadas pela geração de energia por meio do uso de painéis fotovoltaicos, a eficiência da conversão de energia é atualmente ainda baixa e com custo inicial de implantação elevado. Assim, é imprescindível o desenvolvimento de um modelagem matemática com sua implementação computacional para investigar as potencialidades de um sistema solar fotovoltaico conectado a rede elétrica. Logo que for possível, serão adquiridos placas fotovoltaicas e todos os acessórios para permitir uma melhor compreensão do funcionamento e viabilizar a elaboração de estudos práticos sobre tais sistemas.

Artigos publicados:

Fernando B. Silva, Wagner E. Vanço, Felipe A. da Silva Gonçalves, Carlos A. Bissochi, Daniel P. de Carvalho, Geraldo C. Guimarães. A proposal for the study of voltage sag in isolated synchronous generators caused by induction motor start-up. Electric Power Systems Research, Volume 140, 2016, Pages 776-785, ISSN 0378-7796. https://doi.org/10.1016/j.epsr.2016.05.008.

Leonardo Rosenthal Caetano Silva, Geraldo Caixeta Guimarães, Raul Vitor Arantes Monteiro, Marcio Augusto Tamashiro, Guilherme Henrique Bernardes Cunha, Thales Lima Oliveira, Roberta Ramos Santos. Análise computacional de técnicas de rastreamento de máxima potência (MPPT) para aplicação em arranjos fotovoltaicos. https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1259.

Jaqueline Oliveira Rezende, Geraldo C. Guimarães, Paulo Henrique Oliveira Rezende, Thales Lima Oliveira, Leonardo Rosenthal Caetano Silva, Anderson Rodrigo Piccini. Analysis of a proposed power conditioner in photovoltaic generation to improve power quality. http://dx.doi.org/10.18618/REP.2021.3.0004.

Piccini, A.R.; Guimarães, G.C.; Souza, A.C.d.; Denardi, A.M. Implementation of a Photovoltaic Inverter with Modified Automatic Voltage Regulator Control Designed to Mitigate Momentary Voltage Dip. Energies 202114, 6244. https://doi.org/10.3390/en14196244.