Gerson Flavio Mendes de Lima

Publicado: 31/05/2023 - 14:05
Última modificação: 01/02/2024 - 09:23
Orientador:

Engenheiro Eletrotécnico, Mestre e Doutor em Engenhaira Elétrica, Pós Doutorado em Analise de Sinais de Engenharia Biomedica e Simulações utilizando Realidade Virtual e Inteligencia Computacional. Experiência em projetos de instalações elétricas de alta e baixa tensão em projetos de infra estrutura e também de telecomunicações, Projetos de Instalações Elétricas Hospitalares, e Subestações de Energia. Desenvolvedor de aplicativos de Computação Gráfica para projetos em AutoCAD com aplicações em eletrotécnica , TV a Cabo (HFC), e redes de comunicações ópticas, professor de Estatística Inferencial. Professor de AutoCAD MAP e Autodesk Civil 3D em diversos cursos de extensão em empresas , consultor e desenvolvedor em sistemas de localização geográfica e digitalização de mapas cartográficos, atuou na implementação de várias aplicações de GIS (Sistemas de Informações Geográficas) usando o Mapguide, no Grupo Martins, na CTBC Telecom, Grupo Rede Energética e NET RIO(Rede Globo) . É Pesquisador de tecnologia da Fiberwork Comunicações Ópticas no desenvolvimento de inovações tecnológicas na área de comunicações por fibras ópticas. Atua como diretor da CGWORKS no Projeto de P&D da CEMIG/UFU/CGWorks. com o Desenvolvimento de ambientes virtuais, para centro de operação de sistemas representativos das subestações e usinas da Cemig, associados a tecnologias de projeção 3D É colaborador e membro do Conselho Científico, no Instituto de Inovações Fotônicas - iTech. Possui mais de 60 publicações internacionais em revistas técnicas e conferências, 01 livro publicado na Alemanha, 3 patentes e diversos softwares registrados no INPI. Foi colaborador do grupo de trabalho instalações elétricas de alta e baixa tensão do Comitê Brasileiro de Eletricidade (COBEI-CB-3) da Associação Nacional de Normas Técnicas (ABNT). É diretor voluntario do IEEE (Institute of Electronics and Electrical Engineers) seção MG. Entre suas áreas de expertise incluem: projetos de instalações elétricas e de telecomunicações prediais, industriais de alta e baixa tensão, redes de CATV e HFC, e FTTH, desenvolvimento de sistemas de computação gráfica e realidade virtual, Autodesk Developer Network, customização em Lisp e DotNET, sistema de GIS, mapas digitais vetoriais e imagens de satélites, planejamento, especificação, projeto e otimização de redes ópticas, supervisão, disponibilidade, confiabilidade e mecanismos de proteção de redes ópticas, tecnologias de acesso faixa-larga FTTH/FTTP, hierarquia digital síncrona SDH, redes HFC de CATV, redes locais de fibras ópticas, FDDI, GBE (GigaBit Ethernet), 10GBE, Sensores a Fibra Óptica etc. Simulação em ambientes virtuais de subestações, e outros sistemas criticos. Membro da ATA - Associação Americana de Telemedicina desde 1997. Atua também como co-orientador e auxiliar em pesquisas de mestrado e doutorado na Engenharia Eletrica da Universidade Federal de Uberlândia. Participa no Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Furnas e UFU no projeto de desenvolvimento do sistema GIS/BIM em subestações de Energia para o setor elétrico brasileiro e mais recentemente no Projeto de P&D com Uso de Realidade Virtual e Aumentada aplicadas às fases de Engenharia, Manutenção e Controle do Sistema HVDC da Eletronorte.