Laboratório de Pesquisa em Qualidade da Energia Elétrica (LABQEE)

por Caio César de Almeida Guimarães
Publicado: 19/05/2023 - 09:52
Última modificação: 12/12/2023 - 09:19

O NÚCLEO DE QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA (NQEE) 
tem atuado fortemente nas áreas Tecnologias de Produção (Infraestrutura, serviços e indústria) e Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável (cidades inteligentes e energias renováveis). Mais precisamente, trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: problemáticas de inserção de fontes renováveis no sistema elétrico; eficiência energética em ambientes industriais; harmônicos não-característicos; armazenamento de energia; High Voltage Direct Current (HVDC); transitórios e compatibilidade eletromagnética; ressarcimento por danos elétricos; transformadores, equipamentos, subestações e materiais; regulação de tensão em sistemas elétricos de potência via compensadores; compartilhamento de responsabilidades sobre as distorções harmônicas e desequilíbrios de tensão; Flexible AC Transmission Systems (FACTS); análise e soluções correlatas à qualidade da energia elétrica.

Cabe destacar que o grupo de pesquisa dispõe de três salas com aproximadamente 120m2 e com toda infraestrutura básica necessária, merecendo destaque os seguintes itens: 

  • Os instrumentos de medição representam segurança no trabalho e deles dependem a qualidade e a correta especificação no fornecimento da eletricidade. Podemos citar alguns como: multímetros, osciloscópios, wattímetros, voltímetros, amperímetros, alicate amperímetro.;
  • Protótipo de um parque eólico, representando uma unidade de geração eólica, constituído por um inversor trifásico de 10kVA, transformador de acoplamento, microcontrolador, filtro LCL. Seu papel principal é inverter a energia elétrica vinda da energia eólica (que é CC e proveniente de uma fonte programável CSW5550) em CA.
  • As funções de controle e operacional fornecem um alto grau de versatilidade de aplicação e facilidade de uso para o engenheiro de teste. As aplicações variam desde conversão de frequência simples, controlada manualmente até testes de imunidade harmônica e simulação transitória sofisticada. A principal aplicação dessa fonte em nosso laboratório está relacionada à geração de energia fotovoltaica. Visto que através da mesma, é possível emular o comportamento de diversos painéis solares disponíveis no mercado.
  • Inversor de frequência, um equipamento capaz de controlar a velocidade e a potência do motor elétrico, variando a tensão elétrica e a frequência.
  • Equipamentos utilizados na transformação de valores de tensão e corrente, além de serem usados na modificação de impedâncias em circuitos elétricos. Seu princípio de funcionamento é baseado nas leis de Faraday e Lenz.
  • Motores de indução trifásicos, também conhecidos como MIT, são amplamente utilizados no ambiente industrial por conseguirem atender grande diversidade de cargas. Destacam-se também por serem relativamente baratos além de exigirem pouca manutenção.
  • Fontes trifásicas são indispensáveis para o estudo da qualidade da energia elétrica. Possibilitam ao usuário alterar parâmetros na geração de uma determinada forma de onda como forma, amplitude e frequência
  • Medidor de parâmetros de qualidade da energia elétrica – Classe S;
  • Indutores núcleo de ar.
  • Reostatos de laboratório e reatores monofásicos
  • Sistema multimídia de videoconferência.

Coordenador: Ivan Nunes Santos
http://lattes.cnpq.br/0590030130547029

 

 

Av. João Naves de Ávila, 2121
CEP: 
38408-100
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Campus Santa Mônica - Bloco 1E, 5k - Sala 1E - Sala 1E21, 5K - Sala 5K06, 5K - Sala 5K05 (anexo)