Acontece

Erasmus Mundus Joint Master in Smart Cities and Communities (SMACCs)

Bolsas de estudo integrais financiadas pela União Européia, inscrições abertas para a primeira chamada até 15 de março de 2024
by Luiz Carlos Gomes de Freitas
Published: 26/02/2024 - 21:14
Last modification: 18/04/2024 - 16:34

Em 2023, como parte dos desdobramentos do projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento de Conversores Estáticos Inteligentes para Conexão de Microrredes e Recursos Energéticos Distribuídos (REDs) ao Sistema Elétrico de Potência”, em execução sob a coordenação do Professor Dr. Luiz Carlos Gomes de Freitas e em parceria com o Professor Dr. Marcelo Godoy Simões, da Universidade de Vaasa (Finlândia), a Universidade Federal de Uberlândia foi convidada a particiar como Parceiro Associado no consórcio “Erasmus Mundus Joint Master in Smart Cities and Communities (SMACCs)”.

O SMACCs é um programa de mestrado único de 120 ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) com duração de 2 anos, que visa formar a próxima geração de engenheiros e cientistas em cidades e comunidades inteligentes. Conta com o financiamento da Ação Erasmus+ para Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus, de 2023 a 2029, e implementa um currículo especializado nos pilares fundamentais da sustentabilidade de uma cidade, ou seja, Energia, Transportes, Edifícios, Planeamento Urbano e TIC como factor chave para a implementação de soluções sustentáveis. 

O European Credit Transfer and Accumulation System (em português: Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é uma ferramenta do Espaço Europeu do Ensino Superior para tornar os estudos e cursos mais transparentes. Ajuda os estudantes a deslocarem-se entre países e a terem as suas qualificações académicas e períodos de estudo no estrangeiro reconhecidos.

Os SMACCs propõem um currículo internacional concebido e ministrado em conjunto por 4 instituições europeias de ensino superior: Universidade de Mons (Bélgica), Universidade Helênica Internacional (Grécia), Universidade do País Basco (Espanha) e Universidade de Vaasa (Finlândia). O programa assenta na mobilidade física obrigatória entre as quatro universidades, com o apoio de mais de 50 Parceiros Associados públicos ou privados da Europa e de todo o mundo, de forma a aumentar a exposição dos estudantes aos setores profissional e académico.

Como Parceiro Associado, a UFU poderá propor e coorientar dissertações de mestrado dos SMACCs, acolhendo alunos dos SMACCs para um estágio, quer durante o quarto semestre de estudos no âmbito da dissertação de mestrado, quer para estágios opcionais de verão (não creditados), aconselhando o consórcio sobre os conteúdos do curso, sobre as competências a desenvolver no currículo, etc., ministrar seminários/palestras convidados no âmbito dos cursos SMACCs e/ou das escolas de verão organizadas anualmente pelo consórcio SMACCs, participar em eventos/feiras de carreira, oferecer bolsas de estudo a estudantes e/ou patrocinar o programa.

Inscrições abertas para a primeira chamada até 15 de março de 2024.

Os estudantes interessados ​​​​são incentivados a consultar esta página (como se candidatar?) e esta página (critérios de admissão) para preparar a sua candidatura.

Diversas bolsas integrais e parciais estão disponíveis (veja aqui para mais informações)

ICTs Executoras: 
University of Mons, Mons, Bélgica 
Heriot-Watt University, Edimburgo, Reino Unido
International Hellenic University, Thessaloniki, Grécia
University of the Basque Country, País Basco, Espanha
University of Vaasa, Vaasa, Finlândia

ICT Parceira: 
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Responsável: Luiz Carlos Gomes de Freitas

Participantes externos: Marcelo Godoy Simões, Zacharie De Greve, Christos Tjortjis, Hannu Laaksonen, Audrey Vekeman, Nicolas Heymans, Luiz Del Portillo

Financiadores: União Européia