Cooperação Internacional

INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS

A - Projeto de Pesquisa: Um estudo sobre a influência dos vetores de saída de uma rede neural artificial na sua capacidade de reconhecimento. I

nstituições participantes:

Universidade de Kyoto

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPG_EEL) 
Faculdade de Engenharia Elétrica 
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil

Integrantes:

Keiji Yamanaka (docentes FEELT) 
Shigueo Nomura (Universidade de Kyoto)

Resumo: Estudos sobre o desempenho de sistemas classificadores têm se concentrado em tratar os seus dados de entrada. Esta pesquisa consiste em realizar um estudo sobre a melhor escolha do conjunto de vetores de saída de um sistema neural artificial que produza o melhor resultado de reconhecimento.

B - Projeto de Pesquisa:Investigação da eletromiografia de superfície como ferramenta no desenvolvimento de dispositivos de comunicação alternativa usados por pacientes portadores de disfunções motoras

Instituições participantes:

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPG_EEL) 
Faculdade de Engenharia Elétrica 
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil

Integrantes:

Alcimar Barbosa Soares - Coordenador / Edgard Lamounier - Integrante / Adriano Alves Pereira - Integrante / Choubeila MAAOUI - Integrante / Pierre PINO - Integrante / Guy BOURHIS - Integrante / Etienne LOSSON - Integrante / Odile HORN - Integrante / Adriano de Oliveira Andrade - Integrante.

Resumo: Este intercâmbio relaciona-se com a pesquisa que propõe a investigação da atividade elétrica detectada sobre a superfície de músculos, conhecida como eletromiografia (EMG) de superfície, como uma ferramenta alternativa capaz de melhorar o desempenho de dispositivos de comunicação utilizados por pacientes portadores de disfunções motoras. O principal resultado desse projeto será o desenvolvimento e avaliação de um sistema de comunicação, denominado por EMGAAC. Resultados obtidos com o sistema proposto serão comparados com aqueles obtidos por meio de sistemas mais tradicionais. PROJETO CAPES-COFECUB NR 627.

C - Decomposição e análise de potenciais evocados auditivos de tronco encefálico (Projeto FAPEMIG TEC 00009/07 e TEC APQ-2481-6.01/07)

Instituições participantes:

i. University of Reading, Department of Cybernetics, UK 
ii. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPG_EEL) 
Faculdade de Engenharia Elétrica 
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil

Integrantes:

Slawomir J Nasuto - Integrante / Kheline Fernandes Peres Naves - Integrante / Iêda Chaves Pacheco Russo - Integrante / Adriano de Oliveira Andrade - Coordenador.

Resumo: Este intercâmbio relaciona-se com o projeto que propõe o desenvolvimento de ferramentas para a análise e decomposição de potenciais evocados auditivos. As ferramentas e resultados obtidos serao validados e avaliados por meio de estudos clinicos e profissionais experientes (e.g., fonoaudilogos) da área.

D - Intercâmbio Internacional - PDEE

Instituição Participante:

i. (University of Reading - UK); 
ii. Programa de Pós Graduação Eng. Elétrica - UFU

Integrantes: discente Angela Abreu - Slavowomyr Nasuto (University of Reading - UK) - Alcimar B. Soares (UFU)