Acontece
Prêmio

Trabalho de pesquisadores da FEELT-UFU recebe prêmio internacional em conferência do IEEE-IAS- Industrial Automation and Control Committee (IACC)

Publicado: 19/09/2013 - 08:21
Última modificação: 04/11/2016 - 10:18

2nd Prize Paper: “New Hybrid High-Power Rectifier with Reduced THDI and Voltage Sag Ride-Through Capability”. Os afundamentos temporários de tensão (SAGs) são as principais causas de paradas intempestivas em sistemas automatizados que utilizam dispositivos de acionamentos de velocidade variável (AVVs) para acionamento de motores de indução, acarretando significativos prejuízos financeiros. Neste cenário, o referido trabalho trata do desenvolvimento de um novo equipamento (retificador híbrido trifásico) capaz de corrigir o fator de potência de entrada e, ao mesmo tempo, promover aos AVVs alta suportabilidade frente a afundamentos temporários de tensão. O primeiro lugar ficou com pesquisadores da ABB Switzerland e GE Italy Oil & Gas e o terceiro lugar ficou com pesquisadores do Korea Power Cooperation (KEPCO) Research Institute, demonstrando que pesquisadores brasileiros também desenvolvem pesquisa de qualidade em nível internacional. Esta é financiada pela FAPEMIG e CNPq, merecendo destaque o Programa Primeiros Projetos (PPP) da FAPEMIG - Edital Nº 021/2008 (Processo Nº APQ-00141-09), onde o coordenador da pesquisa, Prof. Dr. Luiz Carlos Gomes de Freitas, conseguiu os primeiros recursos que tornaram possível o desenvolvimento deste trabalho, o qual constitui parte de duas teses de doutorado e uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, em desenvolvimento no Núcleo de Pesquisa em Eletrônica de Potência (NUPEP) pelos alunos Admarço Vieira da Costa, Gustavo Brito de Lima e Danillo Borges Rodrigues, respectivamente.

Responsável:
Luiz Carlos Gomes de Freitas