Acontece
Pesquisa Rede Elétrica

Pesquisa aponta condições do Condicionamento de Energia de Células a Combustível e Conexão à Rede Elétrica

Publicado: 04/07/2013 - 14:02
Última modificação: 04/11/2016 - 10:19

Este video apresenta um trabalho de pesquisa sobre Condicionamento de Energia de Células a Combustível e Conexão à Rede. Este trabalho foi desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Eletrônica de Potência da Universidade Federal de Uberlândia, sendo financiado pela Fapemig e CNPq. Tal trabalho constitui parte da tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, defendida em 03/07/2012 pelo aluno Henrique José Avelar, cujas contribuíções foram o estabelecimento de um modelo em função de transferência para análise do comportamento de células a combustível em simuladores de circuitos eletrônicos e um modelo para pequenos sinais para a análise de estabilidade de inversores conectados a rede usando as curvas características potência ativa/frequência e potência reativa/tensão e ainda uma malha de realimentação dos desvios de potência ativa na fase do inversor, visando aumento de amortecimento. O sistema implementado é capaz de injetar na rede elétrica a energia produzida pela célula a combustível, e ainda operar com uma fonte ininterrupta de energia, suprindo cargas locais no caso de falha da rede principal.

Para mais informações, veja o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=MSULxSTVm8s

Responsável:
Ernane Alves Coelho